O anúncio dos novos secretários municipais para a gestão que se inicia em 1º de janeiro de 2025, feito pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), na última semana, gerou repercussão. Ao todo, o prefeito reeleito, juntamente com o vice, Edson Néspolo (União Brasil), apresentou 18 secretarias municipais, além de nove titulares de autarquias e integrantes de órgãos do governo.
O presidente da União das Associações dos Bairros de Caxias do Sul (UAB), principal representação da população na cidade, Valdir Walter, avaliou a divulgação e realizou um panorama da atual gestão.
Conforme Walter, a gestão de Didomenico enfrentou dificuldades resultantes de problemas acumulados de mandatos anteriores. Apesar disso, segundo ele, o prefeito conseguiu dar continuidade aos trabalhos e alinhar a cidade, mas ainda enfrenta problemas pendentes.
Sobre o novo mandato, ele destaca as necessidades da população e a importância do desenvolvimento de três principais secretarias: Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM); Saúde; e Obras e Serviços Públicos (Smosp). Segundo o presidente, há uma expectativa de maior cobrança e eficiência para enfrentar esses desafios.
Valdir Walter ainda ressalta que a gestão será avaliada pela seriedade e pelo esforço em resolver problemas antigos e buscar melhorias significativas em áreas prioritárias.