O Recanto da Compaixão Frei Salvador Pinzetta decidiu antecipar a abertura por conta da alta demanda e a urgência de alguns casos. Na última sexta-feira (29) o local recebeu os cinco primeiros moradores. Sendo dois deles duas senhoras com mais de 100 anos e os demais entre 70 e 85 anos.
A instituição segue em reforma, mas o que possibilita o início dos serviços são as áreas já concluídas no primeiro andar do prédio e a adaptação para viabilizar o funcionamento da cozinha, lavandeira e refeitório. A idéia é que gradativamente cheguem novos moradores até preencher a capacidade máxima de 47 pessoas para esta primeira etapa.
O presidente da comissão do idoso, vereador Rafael Bueno, celebra a nova etapa do projeto e reforça a importância dos cidadãos para a acolhida dos idosos.
O presidente da comissão também pontuou que a pretensão é de conseguir ofertar todas as vagas até o final do ano.
O time da instituição é composto por enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores, limpeza geral, cozinheiros, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, administrativo e coordenação.
O Recanto da Compaixão começa a funcionar sem convênio ou repasse de recursos públicos, mas já busca credenciamento em prefeituras para garantir viabilidade econômica.
Em setembro do ano passado foi aberto o cadastramento de interesse em vaga pelo site do Recanto da Compaixão Frei Salvador Pinzetta. Foram analisados mais de 130 cadastros e submetidos aos critérios da assistência social. Além de mutirões de atendimento presencial para ajudar no preenchimento do cadastro. A procura também veio de forma espontânea e de outros serviços sociais da cidade como o Lar da Velhice, Associação Mão Amiga, Comissão do Idoso da Câmara de Vereadores, entre outros.