O contrato foi rescindido após a empresa Onix Service Ltda., de São Mateus, no Espírito Santo, não ter iniciado os serviços dentro do prazo previsto. A empresa havia vencido a licitação por meio da Central de Licitações (Cenlic), com a Ata de Registro de Preços, ainda em junho. A modalidade não obriga o município a realizar o serviço. A prestadora seria responsável por aproximadamente 1,5 mil árvores que prejudicam a fiação urbana, além da compensação com replantio de plantas.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, Daniel Caravantes, a pasta tentou contato com a empresa, mas não obteve resposta, o que foi crucial para a decisão de desclassificar a empresa e rescindir o contrato de R$ 944 mil.
A segunda convocada pelo processo licitatório é a empresa Rosa Sul Serviços Elétricos e Florestais Ltda., com sede em Montenegro. De acordo com o secretário, a empresa está apta para iniciar os trabalhos, e agora o tempo de espera se refere às questões burocráticas. Assim que esse processo for finalizado, a empresa deverá começar a atuar.
No final do ano passado, o município regulamentou as Normas de Arborização Urbana com novas mudanças para as podas de árvores. A medida teve como objetivo diminuir a fila para atendimento de serviços arbóreos na cidade, não sendo mais necessário que o cidadão faça um pedido de autodeclaração para realizar as podas.
Em caso de árvores em frente a residências, estas podem ser podadas pelo residente com autorização, respeitando a retirada de 50% dos galhos e folhas. Além disso, a pessoa responsável pela poda deve recolher e destinar os resíduos para o local apropriado e realizar a remoção no mesmo dia.