A Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul (Smed) apresentou na manhã de quarta-feira (19) o novo Protocolo de Abordagem e Resposta para Situações de Racismo no Ambiente Escolar. O lançamento ocorreu no auditório do bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS), um dia antes do feriado da Consciência Negra.
O protocolo foi desenvolvido para orientar as escolas municipais em casos de discriminação racial e inclui medidas como atendimento pedagógico às turmas envolvidas, comunicação às famílias, registro de informações e encaminhamento a órgãos competentes, como o CRAI e o Conselho Tutelar.
A apresentação foi feita pelas assessoras pedagógicas Elenice das Neves, Fernanda Bertoldo e Joelma Couto Rosa, responsáveis pela elaboração do material. A publicação foi entregue à representante da Comissão de Diretores Municipais, Fernanda Lemos, ao final da cerimônia.
A secretária da Educação, Marta Fattori, pontua que a implantação do protocolo se dá por conta de situações que ocorrem nas escolas em que os professores não sabem como proceder, servindo de auxílios para eles.
Joelma Couto Rosa afirma que o dia desse lançamento do protocolo é um dia para se comemorar, pois, segundo ela, jovens negros estão sofrendo e largam os estudos por conta disso.
O protocolo inclui pontos como Atendimento pedagógico às turmas envolvidas; Comunicação imediata às famílias; Preenchimento obrigatório do Formulário de Registro de Informações do Sistema de Garantia de Direitos; Encaminhamento dos casos para órgãos como o CRAI, Conselho Tutelar, Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA), Ministério Público e Núcleo QuERER, conforme a idade dos envolvidos.
