A partir da próxima semana, a Secretaria de Saúde de Caxias do Sul irá disponibilizar a possibilidade de horas médicas para completar o quadro clínico em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, por meio da contratação de uma empresa que fornecerá os profissionais. Desta forma, haverá mais médicos para atender a demanda nos “postinhos” em momentos que os efetivos estiverem de férias, folgas ou ausências pontuais. A vigência do contrato é de até 180 dias ou enquanto durar o Decreto de Emergência no Município.
A empresa contratada, MedEnf Serviços Médicos e de Enfermagem, tem sede em Ivoti, e os profissionais serão médicos clínicos, com carga horária de até 40 horas semanais. O número de horas utilizadas será definido pela Secretaria da Saúde, conforme a demanda necessária em cada situação.
E a ampliação deste serviço só foi possível devido o decreto de emergência que foi publicado ainda em maio devido a tragédia climática. A secretária municipal da saúde, Daniele Meneguzzi, explica mais sobre a ação e suas motivações, em destaque pelo aumento dos casos de dengue em Caxias do Sul.
Conforme o contrato, a empresa terá até 24 horas para providenciar o profissional para suprir a ausência pontual após a notificação da Secretaria da Saúde, observadas as disposições em contrato. O projeto não trata de preenchimento de vagas em aberto, visto que há concursos vigentes, mas de um recurso para suprir as ausências pontuais, como férias, folgas e atestados de três dias ou mais. O contrato prevê até 3,5 mil horas mensais. Os pagamentos serão realizados conforme as horas efetivamente trabalhadas.
Com essa modalidade, é possível mobilizar os profissionais mais rapidamente para suprir a demanda durante períodos de crise, uma vez que a instituição contratada pelo Município pode buscar médicos com mais agilidade do que uma contratação direta tradicional, que muitas vezes resulta sem interessados.