O ato de assinatura do termo de cooperação para apoio na estruturação de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões, ocorreu no Palácio do Piratini, em Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira (24). O documento foi assinado pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Planejamento e Parcerias Estratégicas de Caxias do Sul, Marcus Caberlon, que representou o prefeito Adiló Didomenico.
A ação faz parte do programa Impulsiona RS, coordenado pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha, que tem o objetivo de incentivar, acompanhar e apoiar os municípios do Estado no desenvolvimento de projetos de concessões de serviços públicos e de PPPs.
Segundo Caberlon, a medida garante que os projetos de infraestrutura tenham uma proposta de negócio bem fundamentada, permitindo ao município futuramente desenvolver o projeto de concessão do parque. Agora, o Governo do Estado inicia os estudos de análise das áreas estratégica, econômica, comercial, financeira e gerencial. Caberlon destaca como o termo de cooperação ajudará no desenvolvimento do processo de concessão.
O município ainda possui um projeto cadastrado no Impulsiona RS para o desenvolvimento de um programa de Geração Distribuída. O projeto busca garantir que o município gaste energia de forma mais eficiente através da implantação de energia solar, atendendo os princípios de sustentabilidade e ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança).
Além de Caxias do Sul, também assinaram o termo os municípios de Canoas, Estância Velha, Farroupilha, Rio Grande e Viamão.