O Prefeito Adiló Didomenico e o secretário interino da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDUR), Fernando Classmann, firmaram na terça-feira (1) um termo de cooperação técnica para o Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul, conhecido como Desassorear RS. A assinatura ocorreu na sede da SEDUR, situada no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Com este acordo, prevê-se que os trabalhos de desassoreamento em Caxias do Sul comecem após a publicação no Diário Oficial do Estado, que deverá acontecer dentro de 10 dias, com conclusão estimada em 12 meses. Um cronograma detalhado das atividades será disponibilizado em breve.
O prefeito Adiló Didomenico demonstrou agradecimento ao governo do Estado pelo programa.
Os trechos a serem beneficiados incluem o Arroio Belo e o Arroio Herval. De acordo com as diretrizes do programa, a responsabilidade pela contratação da empresa executora da obra é do Estado, enquanto a fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Obras (SMO). É importante ressaltar que, após as chuvas de maio do ano passado, a SMO já vem realizando ações de desassoreamento nos rios e arroios da cidade.
Em setembro de 2024, o Departamento de Manejo de Águas Pluviais (DMAP) da Secretaria de Obras registrou 58 projetos no Programa Desassorear RS, totalizando mais de R$ 23,5 milhões, com 164 pontos mapeados na cidade, incluindo os arroios Belo, Dal Bó, Herval, Pena Branca, Pinhal, Rio Branco, Tega, no bairro Planalto, além do Rio Caí. O objetivo do desassoreamento é remover o acúmulo de pedras, terra e detritos dos leitos dos arroios e rios, facilitando assim o fluxo das águas.