Principal demanda na área educacional, a educação infantil vai passar a contar com novas vagas. A qualificação da organização social ocorreu por meio de um decreto publicado na última sexta-feira (26). Desta forma, o Mão Amiga passa a estar apta ao credenciamento como a 4° Entidade de Gestão Compartilhada no município.
Atualmente, a gestão municipal por meio da Secretaria da Educação (Smed) é responsável pela vaga de cerca de 6 mil crianças entre 0 e 5 anos em escolas de gestão compartilhada. A área de educação, em Caxias ainda conta com um projeto em andamento para a construção de escolas de educação infantil público-privadas (PPPs), com projeção de contemplar cerca de 3 mil crianças, que ainda aguardam por uma vaga até 2029.
Conforme o coordenador da Associação Mão Amiga, Frei Jaime Bettega, umas das estratégias estabelecidas pelo projeto sempre foi auxiliar na destinação de vagas infantis. Ela salienta o projeto financiado atualmente, pela organização com o financiamento de 50% de mensalidades em escolinhas da rede particular.
A Secretaria Municipal de Educação ainda trabalha em novos editais para compra de vagas. A projeção é que nos próximos dias seja assinado o contrato com a Mão Amiga para validar o credenciamento como 4° Entidade de Gestão Compartilhada.