A solicitação ocorreu durante a visita do ministro, Renan Filho, nesta terça-feira (4), em ato de assinatura para a construção da nova ponte do Rio Caí, na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. Durante o encontro, o prefeito, Adiló Didomenico (PSDB) evidenciou a necessidade de reconstrução da estrada de Sebastopol, que faz parte da cabeceira da ponte antiga, onde será instalada a estrutura provisória da nova ponte e que também foi danificada por deslizamentos de terra. O local, segue com trechos bloqueados para o trânsito.
Conforme Didomenico, as ações provenientes do Governo Federal são fundamentais para as reconstruções necessárias. Ainda de acordo com ele, a nova ponte de Rio Caí faz parte de uma resposta rápida e estratégica após uma solicitação quando o ministro, Renan Filho, esteve no município para participar de uma reunião do gabinete de crise na sede Centro Integrado de Operações de Caxias do Sul (CIOp).
O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf (PSDB), também esteve presente na solenidade e evidenciou a assinatura de reconstrução como histórica, devido a toda representatividade que a ponte carrega para à população das duas cidades.
A nova ponte do Rio Caí tem prazo de conclusão de oito meses e representa um investimento de R$ 38 milhões, que inclui também o serviço de demolição da ponte antiga e preparação de rampas para o encosto que irá receber a parte a ser montada da ponte provisória pelo Exército.
O ministro e os prefeitos ainda conferiram as obras de construção da ponte provisória, que tem previsão de ser aberta ao trânsito ainda em junho.