O programa do Governo Federal é constituído por um apoio financeiro no valor de R$ 5.100 mil pago em uma única parcela a famílias que ficaram desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul , após a tragédia climática. Em Caxias do Sul, 600 famílias foram cadastradas até o momento por meio de um canal do WhatsApp onde puderam realizar o envio de dados ou diretamente pela FAS/CRAS/CREAS, Secretaria Municipal da Habitação e Defesa Civil.
No município, também foi realizado mutirões de cadastramento em Galópolis, Vila Cristina, Serrano (Vila Sapo) e Fátima. Mesmo com o prazo para novos registros se encerrando, o WhatsApp (54) 98418.8476 deve seguir ativo por mais algum tempo para complementação de dados e informações às famílias atingidas pela calamidade na cidade.
Conforme a Chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos, este momento é destinado a organização e finalização dos cadastramentos.
Os cidadãos que foram cadastrados no programa do Governo Federal podem acompanhar as etapas de liberação do benefício no site gov.br. Em Caxias do Sul, até o momento, todas as famílias cadastradas seguem em análise no sistema sem prazo para receber os recursos.