A Rádio Caxias, emissora genuinamente caxiense, com 78 anos de história e compromisso com a comunidade, lamenta profundamente o fato de que pela primeira vez em décadas não poderá realizar seu tradicional debate de segundo turno nas eleições municipais. A emissora dedicou em 2024 uma equipe de cerca de 30 profissionais para oferecer à sociedade de Caxias do Sul uma cobertura eleitoral de qualidade, com respeito, ética e transparência. Mas infelizmente, os candidatos Adiló Didomenico (Coligação Juntos por Caxias, juntos no rumo certo) e Maurício Scalco (Coligação O Futuro é Agora) decidiram priorizar outras agendas em detrimento a mais um espaço relevante e de credibilidade junto à comunidade para aprofundar as propostas das candidaturas.
Tal definição, sem qualquer justificativa plausível, demonstra o descaso e até mesmo desrespeito com a trajetória da Rádio Caxias, que foi a primeira a entrar no ar na Serra Gaúcha, em 1946. Reforça-se que a emissora nutre com a comunidade e com as Administrações Municipais, independente de partidos políticos, uma relação profícua de cooperação, especialmente no esforço de divulgar as ações de interesse público que são realizadas, sendo a voz de quem mais importa: o cidadão.
A decisão das coligações em não participar do debate na Rádio Caxias, em cima da hora e sem qualquer construção prévia, é lamentável e destoa do ambiente democrático que tem permeado a política em nossa cidade. Mesmo diante de inúmeras tentativas de contato, não houve sequer um retorno ou comparecimento de representantes das Coligações na emissora para tentar uma solução construtiva. A Rádio Caxias reforça, por meio de sua Direção, que seguirá empenhada para oferecer aos caxienses uma cobertura eleitoral de alto nível, com jornalismo profissional e atento às pautas que interessam à população.
Caxias do Sul, 17 de outubro de 2024
Guilherme Triches – Diretor/Rádio Caxias
Tales Armiliato – Coordenador de Jornalismo/Rádio Caxias