As intervenções na Ponte de Ferro de Feliz, no Vale do Rio Caí, iniciam nesta segunda-feira (15). Sem a ponte da BR-116 a estrutura era a principal ligação entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A mesma, estava sendo usada como rota alternativa, após ser evidenciado a necessidade de reparos que não permitem o tráfego de veículos.
A passagem a pé deve ser mantida, pensado especialmente para moradores locais que precisam se deslocar diariamente de um lado a outro da cidade. Prefeito da cidade, Junior Freiberger, destacou que ações estão sendo planejadas para tentar diminuir os impactos da ação para a comunidade local e da região. De acordo com o Prefeito Junior, com o aumento do fluxo de veículos, tanto de passeio quanto de carretas, foi verificado danos estruturais críticos do pilar sul da ponte, agravada pela cheia histórica do rio Caí em 2 de maio de 2024, quando o nível da água atingiu 14,01 metros, chegando a alcançar a base Norte da ponte.
Já para os motoristas, as alternativas passam pela região do Bananal/Vale Real (quando a ponte de madeira não estiver submersa), ou então pelas ruas Conselheiro João Braun ou estrada Bela Vista (estrada da Cruz). Esta última, que foi levada pela enchente, será reaberta para facilitar o fluxo da região.
A obra de recuperação conta com um investimento de R$ 1,5 milhão, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal licenciado Danrlei de Deus Hinterholz, atualmente secretário estadual do Esporte e Lazer. tem previsão de 90 dias e será realizada pela empresa DW Engenharia Ltda.