O Dia do Gaúcho, celebrado neste 20 de setembro, foi marcado, às 15h, pela inauguração da Ponte da Cooperação, sobre o Rio Caí, que liga as cidades de Nova Petrópolis a Caxias do Sul. A ponte, construída em tempo recorde de 35 dias, resultou de uma iniciativa dos empresários da região, com apoio de entidades e moradores que realizaram doações. A obra foi executada pela empresa Pontes do Sul, a mesma que reconstruiu a ponte de Nova Roma do Sul. A inauguração contou com diversas atrações e a presença de aproximadamente mil pessoas.
A abertura da solenidade oficial foi marcada por discursos dos líderes do projeto da ponte e pela passagem dos cavaleiros com a bandeira do Rio Grande do Sul. Após isso, o desatar da faixa simbólica foi realizado por representantes de famílias alemãs e italianas, simbolizando o laço entre a região das Hortências e a Serra Gaúcha. O ato incluiu ainda um desfile pela ponte com cavaleiros, grupos de ciclismo, trilheiros, bombeiros, Brigada Militar, jipeiros, produtores rurais, caminhoneiros e carros de passeio, finalizando com a passagem da comunidade pela ponte.
O engenheiro estrutural da Ponte da Cooperação, Jeferson Dal Bello, destacou como os trabalhos foram desenvolvidos, ressaltando que, apesar das preocupações, o cronograma foi cumprido conforme o previsto.
Entre os presentes, o empresário Clóvis Schumann, um dos líderes do projeto, evidenciou o mérito da comunidade e das entidades empresariais que se uniram em prol da obra e salientou a importância que a ponte apresenta para a região.
A ponte está localizada nas proximidades da BR-116, cerca de um quilômetro acima da antiga ponte, que foi destruída pela enchente de maio. A travessia poderá ser feita 24 horas por dia, em pista simples e com trânsito alternado. Na BR-116, o trecho que liga o Vale do Caí ao Centro de Nova Petrópolis está liberado para veículos leves, como carros pequenos, vans e motocicletas, que transitam em meia pista e são controlados por semáforos.