A Polícia Civil de Caxias do Sul, por meio da 1ª Delegacia de Polícia, obteve novos avanços no enfrentamento a crimes de extorsão marcados pelo uso de violência extrema, no âmbito da Operação Omertà.
Na manhã desta quarta-feira (17), a ação resultou na prisão de um foragido da operação na cidade de Itapema SC. O homem estava escondido desde a deflagração da segunda fase da investigação. A captura contou com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da DECAP/DEIC, que auxiliou no cumprimento da ordem judicial.
De acordo com a investigação, o preso realizava cobranças armadas e utilizava incêndios em residências como forma de intimidação às vítimas, práticas inseridas no contexto das extorsões apuradas pela operação.
Ainda no desdobramento das ações, outro homem, preso anteriormente em Imbituba durante a primeira fase da Operação Omertà, teve a prisão temporária convertida em preventiva. Ele é apontado como responsável por auxiliar no sequestro e na tortura de uma das vítimas, tendo sua participação confirmada após a apresentação de novas provas.
A Polícia Civil reforça que segue monitorando de forma permanente os atos de violência relacionados aos crimes de extorsão, adotando medidas investigativas contínuas para impedir novas ações criminosas e assegurar a responsabilização penal dos envolvidos. Com esses desdobramentos, a Operação Omertà já soma 12 prisões de homens ligados a grupos criminosos que praticam extorsão, tortura física e psicológica, além de outras formas de violência utilizadas como instrumento de cobrança de dívidas oriundas de empréstimos ilegais.
