A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar a agressão sofrida por uma criança de quatro anos em uma instituição de ensino particular de Caxias do Sul. O caso ocorreu na manhã de segunda-feira (18), em sala de aula da Escola Infantil Xodó da Vovó, no bairro Cinquentenário, sendo registrado por câmeras de segurança. A professora responsável foi demitida e está sendo investigada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) por suspeita de lesão corporal.
De acordo com a delegada responsável pelo caso, Thalita Andrich, que está interinamente à frente da DPCA, tanto a escola quanto a família da vítima registraram boletins de ocorrência no mesmo dia do fato. A criança foi encaminhada para exame de corpo de delito no Departamento Médico Legal (DML) e também recebeu atendimento especializado no Centro de Referência no Atendimento Infanto-juvenil (CRAI), incluindo avaliação psicológica.
Segundo a delegada, os pais da criança e a equipe diretiva da escola já prestaram depoimentos sobre o caso nesta quarta-feira (20). A Polícia ainda aguarda o resultado do exame pericial realizado na terça-feira. O vídeo da câmera de segurança na sala de aula também foi anexado ao inquérito. Um relatório odontológico preliminar apontou afrouxamento dos dentes da criança, enquanto o laudo oficial pericial ainda não tem prazo definido para ser concluído.
Além do episódio desta semana, novos relatos surgiram contra a mesma profissional. Conforme Thalita, já foram registradas outras ocorrências por parte de pais de alunos, envolvendo situações semelhantes, embora menos graves. Esses casos também serão incluídos no procedimento.
As investigações seguem em sigilo, mas a delegada confirmou que a professora deverá ser indiciada ao final do inquérito. A tipificação do crime dependerá da análise dos elementos coletados. A família da criança está recebendo acompanhamento psicológico e médico especializado.