O Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) surgiu em Caxias do Sul em 2021 por meio de um convenio da Microempa com a Apex-Brasil. O objetivo desde o início era trabalhar na capacitação de empresas para a exportação de produtos. Ao longo desse período foram capacitadas 157 empresas, sendo 90 em Caxias, 30 em Bento Gonçalves e 37 em Erechim. Além dessas cidades, os municípios de Getúlio Vargas, Farroupilha e Flores da Cunha tiveram bom envolvimento.
Entre os segmentos mais trabalhados do Peiex estão o metalmecânico, móveis e acessórios de madeira, têxteis e alimentos e bebidas e plásticos e papéis. Um dos números que chama a atenção é referente as exportações feitas em 2023. Afinal o ano fechou com US$ 8,2 milhões, ou seja, R$ 40,9 milhões de exportações diretas.
O presidente da Microempa, Pedro Elói Steffens, aponta a importância de qualificar e preparar as pequenas empresas. Ele cobra que os negócios tenham cada vez mais oportunidades.
Pedro Steffens comenta a mudança de patamar da Microempa, que antes atuava voltada para o Nordeste do Rio Grande do Sul e a partir de agora responde pelo estado. O trabalho desenvolvido com o Peiex, que atingiu 34 municípios em contatos tem participação nisso.
Ao longo dos três anos foram desenvolvidas também rodadas de negócios e capacitações para os empresários.