O Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul (Senalba) anunciou que será realizada uma paralisação na próxima segunda-feira (05) pelos profissionais da educação infantil da gestão compartilhada. Por isso, instituições dentro desse requisito não devem prestar atendimento integral no início da próxima semana. O posicionamento acontece devido a insatisfação dos profissionais com condições de trabalho definidas como precárias.
Entre as reivindicações da categoria está o baixo número de profissionais diante do aumento considerável de crianças nas escolas, equipes incompletas, falta de materiais pedagógicos e de infraestrutura. O presidente do Sindicato, Claiton Augusto Vargas Melo detalha as dificuldades de trabalhar com as atuais condições.
Além das questões estruturais, os déficits salariais integram outra pauta que vem sendo reivindicada. Afinal, conforme o presidente, os repasses para trabalhadores da gestão compartilhada são mínimos e desiguais. Enquanto servidores diretos possuem um repasse maior, tendo em vista que negociam diretamente com o prefeito.
Em tabela enviada para a Rádio Caxias, sobre os valores de reajuste salarial nos últimos quatro anos da gestão municipal, o Senalba faz uma comparação com as reposições de salários da Codeca e de servidores públicos diretos. Para este ano, ainda sem o índice de preços ao consumidor (INPC) divulgado, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) propôs um reajuste de 5,60% para o Sindicato, porcentagem recusada pela categoria que solicitou uma rodada de negociações. O contraponto do Senalba é de 12% para equilibrar as perdas dos últimos anos.
Tendo em vista a paralisação, a Smed recomendou em nota nas redes sociais que pais e responsáveis por crianças que frequentam escolinhas da gestão compartilhada confiram com a direção de cada instituição como cada uma vai proceder na segunda-feira.
A paralisação do Senalba está prevista para iniciar às 8h até 11h30, em frente a Secretaria da Educação (Rua Borges de Medeiros, 260, Centro). Após, os profissionais vão se deslocar até a Praça Dante Alighieri, no coração da cidade, onde ficam até às 17h.