Após a instalação das torres de monitoramento no início do ano nas Estações Principais de Integração (EPIs) Floresta e Imigrante, chegou a vez de implementar os equipamentos na área central de Caxias do Sul. Ao todo, três torres foram instaladas nos principais pontos do transporte coletivo: na Estação Ópera, Pompéia e Bento Gonçalves. Cada torre conta com seis câmeras de monitoramento, com capacidade de identificação facial, conectadas 24 horas ao Centro Integrado de Operações (CIOp) e equipadas com sinal luminoso.
Na prática, caso um cidadão se sinta inseguro em alguma situação, ele pode acionar a botoeira presente na torre, o que estabelece contato direto com um agente de segurança no CIOp. Isso permite que o agente atenda à ocorrência visualizando a situação em tempo real.
De acordo com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Alfonso Willenbring Júnior, os locais foram escolhidos com base na grande movimentação diária de passageiros que enfrentam insegurança. Willenbring destaca que a instalação possibilita monitoramento 24 horas e uma resposta rápida dos agentes em caso de necessidade.
Esta é a primeira fase fora das EPIs que recebem a instalação de forma que, futuramente a projeção para que mais locais recebem as torres. O secretário salienta que a presença do equipamento quando instalado nas IPIs demonstrou eficácia.
O investimento do município nestes equipamentos é de R$ 6 mil mensais. Cada estação conta ainda com quatro câmeras avulsas cada uma, vinculadas também ao sistema de monitoramento e cercamento eletrônico da cidade. As estações também foram lavadas pelas equipes da Codeca nos últimos dias para receber as novas torres.