Na tarde desta terça-feira (2), a Prefeitura de Caxias do Sul iniciou a operação de remoção de fios, no bairro Santa Lúcia. A partir de agora, em acordo com o Ministério Público, o município terá a liberdade de retirar fios soltos em desuso. A manutenção ocorria anteriormente a cada 15 dias, em parceria com as operadoras e RGE, onde era necessário a presença de um técnico para fazer a liberação.
Já os fios da rede elétrica que apresentam deformidades e risco de rompimento, ainda será necessária a avaliação técnica. O diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto explica como será feita a manutenção nessa nova modalidade.
Nesta ação de abertura, três postes da rua Jacob Luchesi, em frente a igreja Santa Lúcia, tiveram os fios removidos pelas equipes das Secretarias de Obras e Urbanismo. Conforme o secretário Municipal de Urbanismo, Giovani Fontana, um cronograma será criado.
Um dos gargalos das operações anteriores era a dificuldade de conciliação das datas e do clima. O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) explica que após a Parceria Pública, Privada (PPP) da iluminação, permitiu que o município tivesse à seu dispor uma equipe para realizar o trabalho.
Os fios soltos podem ser denunciados para o setor de fiscalização da Prefeitura, que vai verificar a situação, que se comprovada, os próprios técnicos farão a remoção. Para solicitações de demandas, a Prefeitura atende pelo telefone (54) 3218-6000. Os demais sistemas disponíveis são Alô Caxias 156 ou pelo site: https://caxias.rs.gov.br/ouvidoria/alo-caxias.