Desde janeiro do ano passado, o governo estadual concluiu 300 obras. As reformas e construções nas instituições foram conduzidas pela Secretaria de Obras Públicas (SOP), com um investimento superior a R$ 85 milhões em 22 meses. Em Caxias do Sul, a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Abramo Eberle, localizada no bairro Cristo Redentor, foi contemplada e passou por reparos.
Por meio do programa Lição de Casa do governo do Estado, foram realizadas reformas gerais no ginásio, telhados, instalações hidrossanitárias e pavimentações, com um investimento superior a R$ 1,6 milhão. Entre as instituições localizadas na região da 4ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), com sede em Caxias do Sul, também foi concluída a recuperação dos banheiros da Escola Estadual de Ensino Fundamental São José, em Nova Petrópolis.
Atualmente, o programa prevê contratação simplificada, modelo apresentado este ano, que dispensa a necessidade de licitação para os serviços. Das 300 obras concluídas, 23 foram realizadas por meio desse modelo. Além disso, as melhorias foram acompanhadas pela plataforma de Business Intelligence (BI), que reúne e exibe de forma visual os dados das obras, fornecendo métricas e indicadores.