O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) executa, entre os dias 26 e 30 de janeiro, obras de implantação de redes de água, esgoto e drenagem que provocam interdições totais e parciais em vias de 12 bairros e localidades de Caxias do Sul. A autarquia orienta motoristas e pedestres a redobrarem a atenção e, sempre que possível, buscarem rotas alternativas.
As interdições totais atingem trechos das ruas Bangu, no bairro Universitário; Mário Behring, no Jardim América; dos Lírios, no Charqueadas; Vereador Otto Scheifler, no Desvio Rizzo; e a Estrada Municipal Leonardo Pistorello, em São Francisco da 6ª Légua. Além disso, há bloqueios parciais em diversas vias dos bairros Desvio Rizzo, Exposição, Madureira, Parque Oásis, entre outros pontos do município.
No perímetro urbano, o cronograma prevê a implantação de redes coletoras de esgoto nos bairros Desvio Rizzo, Exposição, Jardim América, Madureira, Parque Oásis e Universitário, além de obras de drenagem nos bairros Charqueadas e Desvio Rizzo. No Interior, as intervenções fazem parte do Programa Água Boa, com implantação e ampliação de redes de água tratada em Galópolis, Santa Lúcia do Piaí, Sexta Légua, Terceira Légua e Vila Oliva.
Entre os principais pontos com impacto no trânsito estão a Rua dos Lírios, no Charqueadas, com bloqueio total entre as ruas dos Crisântemos e das Orquídeas; a Rua Vereador Otto Scheifler, no Desvio Rizzo, com interdição total em trecho entre a Avenida Alexandre Rizzo e a Rua Guerino Casara; a Rua Mário Behring, no Jardim América, com bloqueio total até o dia 31; e a Rua Bangu, no bairro Universitário, interditada até o dia 30 de janeiro. No Interior, a Estrada Municipal Leonardo Pistorello permanece totalmente bloqueada até o fim do mês.
O Samae informa que os prazos podem sofrer alterações em função das condições climáticas e do andamento dos trabalhos e reforça a recomendação de cautela na circulação pelas áreas em obras.
