As obras de reconstrução e estabilização do talude localizado no km 81,6 da ERS-122, em Caxias do Sul, foram concluídas pela Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). O trecho, próximo à Linha 40, foi atingido por deslizamentos durante as chuvas de maio de 2024 e, por não fazer parte do contrato de concessão, foi executado de forma prioritária devido ao risco aos condutores.
Com os trabalhos iniciados em janeiro deste ano, a conclusão, neste mês de outubro, ocorreu dentro do prazo estabelecido no cronograma. As intervenções receberam um investimento de R$ 20 milhões e envolveram limpeza e supressão vegetal, terraplanagem, implantação de canaletas e bueiros para drenagem, além da instalação de drenos horizontais profundos (DHPs) para a remoção de água do maciço rochoso. O local também recebeu proteção final com tela de aço eletrossoldada e concreto projetado, o que garantirá maior estabilidade às encostas.
Conforme o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, durante os trabalhos de retaludamento no km 81,6 da ERS-122, o deslocamento do maciço exigiu uma ação rápida para diagnóstico e proposição de solução ao local. Por não estar previsto no contrato de concessão, a concessionária precisou utilizar recursos próprios para atender às emergências causadas pelos eventos climáticos, desviando temporariamente verbas de obras contratadas. Agora, a empresa busca o ressarcimento do Estado para restabelecer o equilíbrio financeiro e seguir com as obras previstas em contrato.
