A Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul (OAB/RS) emitiu, recentemente, um alerta contra golpes relacionados a precatórios. Após a atuação efetiva da entidade, os tribunais federais anunciaram o pagamento dos débitos da União, referentes aos anos de 2022, 2023 e parte de 2024. No entanto, com essa divulgação, golpistas têm explorado a informação para perpetrar golpes, prejudicando vítimas em diversas regiões do Estado.
Uma situação que não vem de hoje. Na região norte do estado, em Soledade, por exemplo, em maio de 2023, uma mulher foi vítima do golpe, sofrendo um prejuízo superior a R$ 50 mil. O modus operandi dos golpistas consiste em se apresentarem como advogados, alegando que o pagamento do precatório foi liberado e solicitam um valor antecipado para que a pessoa possa receber o suposto montante.
Ana Carla Furlan, presidente da Subseção de Caxias do Sul da OAB, faz um alerta enfático à população para que esteja atenta ao golpe. Em caso de qualquer contato que pareça suspeito, é recomendado não clicar em links, nem efetuar pagamentos ou depósitos, e jamais passar informações pessoais para estranhos, em dúvida, a orientação é procurar diretamente seu advogado pelo número fornecido por ele.
Adicionalmente, a OAB/RS disponibiliza um canal de denúncias para relatar atividades suspeitas: [email protected]. A colaboração da comunidade é essencial para combater essas práticas fraudulentas e proteger os cidadãos do Rio Grande do Sul.