O Caxias volta a disputar a Copa do Brasil após três temporadas. A última participação aconteceu em 2021, quando houve a eliminação para o Fortaleza na primeira fase. Uma das participações mais polêmicas na história recente do Grená foi em 2020, quando empatou com o Botafogo, perdeu a classificação e discordou das decisões do árbitro Lucas Canetto Bellote. Agora, em 2024, clube e árbitro se reencontram no duelo contra a Portuguesa Santista
Em 2020, o Caxias saiu atrás e buscou o empate diante do Botafogo. Melhor em campo, a equipe cresceu na partida e teve lances polêmicos da arbitragem. O Grená reclamou de lances de pênaltis não marcados por Lucas Canetto Bellote. O clube emitiu duas notas oficiais protestando em relação aos erros. Após a partida – ainda no gramado – houve cobrança forte e um funcionário do clube agrediu o árbitro. A Federação Paulista de Futebol e a Confederação Brasileira de Futebol repudiaram a atitude em conjunto com o Caxias na época.
Agora, em 2024, acontecerá o reencontro do Caxias com Lucas Canetto Bellote. Ele foi escalado pela CBF para ser o quarto árbitro na partida entre o Grená e a Briosa, em Santos. O trio de arbitragem conta com os catarinenses: Gustavo Ervino Bauermann; Bruno Muller; e Diogo Berndt.
O Caxias encara a Portuguesa Santista nesta quarta-feira (28), às 20h30, no estádio Ulrico Mursa, em Santos. Em outro pote no sorteio deste ano, o Grená tem a vantagem de avançar em caso de empate. O vencedor do confronto encara o Bahia na segunda fase e fatura mais R$945 mil.