O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) conheceu seus novos integrantes para a gestão 2025/2027. Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (30), o prefeito Adiló Didomenico deu posse aos novos membros do conselho, que tem como principal objetivo promover a integração da comunidade rural, o desenvolvimento agropecuário e do setor primário de produção.
O Conselho é responsável também por coordenar os programas agrícolas e pecuários do município, sugerir programas sociais que visem o desenvolvimento rural integrado, estabelecer instrumentos de orientação e acompanhamento das propriedades, propor critérios e indicar prioridades para a concessão de financiamentos, além de participar da discussão do orçamento municipal para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O secretário da pasta, Rudimar Menegotto, exalta a importância do papel do conselho de chancelar as ações do executivo em relação ao setor agrícola.
Rudimar também destaca um exemplo prático de atuação do conselho, quanto ao Programa Terra Forte, iniciativa do Governo do Estado focada na recuperação socioprodutiva e ambiental da agricultura familiar, com o objetivo de adaptar as propriedades às mudanças climáticas.
Durante a posse, ainda foi prestada uma homenagem à ex-conselheira Luíza Virgínia Caon, médica veterinária que se aposentou recentemente da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Caxias do Sul, órgão estadual em que ela atuou desde 1999. Luíza recebeu a Medalha Monumento Nacional ao Imigrante das mãos do prefeito Adiló Didomenico, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural foi criado pela Lei Municipal Nº 4.591 de 1996 e alterado recentemente, em 2024, ampliando a participação de representantes da comunidade, incluindo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).