O novo sistema Identidade Fácil, lançado na última semana, permite que cidadãos com documento de identidade emitido no estado do Rio Grande do Sul solicitem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma mais rápida e digital. A etapa presencial será necessária apenas para a coleta de biometria, como digitais e fotografia.
Para utilizar o serviço, é preciso acessar o site ou o aplicativo Identidade Fácil e possuir uma conta ativa no portal gov.br. O preenchimento dos dados é feito diretamente pelo cidadão, que deve anexar a certidão correspondente ao estado civil: certidão de nascimento para solteiros; certidão de casamento para casados e viúvos; e certidão de casamento com averbação para separados e divorciados. Após o envio da certidão e a confirmação dos dados pessoais, o sistema direciona o usuário para o agendamento da etapa presencial em uma unidade do Tudo Fácil, que será realizada apenas para a coleta biométrica.
A diretora do Departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP), Katia Reolon, salienta a importância de o cidadão realizar com atenção cada etapa de envio e preenchimento dos dados, processo fundamental para a emissão final do documento. Ela destaca que o sistema contribui para a redução no tempo de espera nos postos de identificação e facilita o agendamento da etapa presencial.
A iniciativa é pioneira no Brasil e resulta de uma parceria entre o Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). O modelo tradicional de agendamento continua disponível para quem não se enquadrar nos critérios do novo sistema.
O serviço pode ser acessado pelo site identidadefacil.rs.gov.br ou pelo aplicativo Identidade Fácil, que está disponível para dispositivos iOS e em processo de aprovação para Android.