Em entrevista para a Rádio Caxias durante o Jornal da Caxias desta sexta-feira (03), o novo secretário municipal de Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, ressaltou que o seu plano de ação estará focado em melhorar o atendimento à população, tornando a cidade mais justa, inclusiva e moderna, preceitos que estariam alinhados à administração do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e do vice, Edson Néspolo (União Brasil). Contudo, com as limitações orçamentárias, o secretário pretende buscar emendas parlamentares e firmar parcerias com o governo estadual e federal, a fim de garantir mais recursos para a saúde municipal. “A busca por recursos será fundamental para melhorar os serviços e reduzir as filas de espera”, afirmou o secretário.
Para lidar com a escassez de médicos especialistas, o novo secretário disse que a gestão irá contratar serviços privados, garantindo que os atendimentos especializados continuem sem interrupção. “A parceria com a iniciativa privada é essencial para preencher essas lacunas”, explicou Freitas Junior.
Segundo Freitas, a nova gestão também vai implementar o horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde, aliviando a sobrecarga das Unidades de Pronto Atendimento que, atualmente, acabam atendendo também casos de menor complexidade. O secretário acredita que essa medida facilitará o acesso da população a consultas e a atendimentos rápidos.
Conforme o secretário, outra medida vital, neste contexto, seria a implementação da telemedicina, que também está entre as apostas de Freitas Junior. Segundo ele, a licitação está quase finalizada e, em breve, a população poderá realizar consultas digitais pelo celular; uma forma de reduzir filas e agilizar o atendimento, na opinião do secretário.
Entre as novidades, o secretário citou a construção de uma UPA na Zona Sul, que pretende ampliar a cobertura de pronto atendimento em Caxias, beneficiando toda a população daquela região. O secretário, ainda, enfatizou a importância da participação popular e da parceria com os vereadores, que são essenciais na busca por recursos. “Estamos abertos ao diálogo com a população e trabalhando com os vereadores para melhorar a saúde de Caxias”, concluiu.
Com essas ações, a gestão de Geraldo da Rocha Freitas Junior promete otimizar os serviços de saúde, investir em tecnologia e ampliar a cobertura, oferecendo um atendimento mais eficiente e acessível para todos.