A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) publicou nesta semana o edital de licitação para a construção da nova ponte do Rio Piaí, localizada na comunidade de Barros Pimental, entre Sebastopol em Vila Cristina e Faria Lemos em Santa Lúcia do Piaí. A sessão pública da licitação está marcada para ocorrer no dia 7 de novembro.
A ponte, que terá 100 metros de extensão, possui valor total da contratação orçado em R$ 3,9 milhões. O recurso é proveniente de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina, da Corporação Andina de Fomento (CAF). O banco internacional também foi o responsável por financiar outras obras no município, entre elas a pavimentação da Estrada Municipal João Edgar Jung e a Estrada Municipal 92, que permitem o acesso a ponte. Ambas tiveram trechos danificados com as fortes chuvas de maio.
O trecho é fundamental para o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros até Porto Alegre. Além disso, a travessia representa uma ligação importante entre a BR-116 e a Rota do Sol. O diretor do escritório de projetos da SMOSP, Reinaldo Toscan Neto, comenta sobre os trâmites do projeto, que deve iniciar ainda este ano.
A obra foi abandonada pela empresa que prestava os serviços, alegando incapacidade por conta da pandemia, e a rescisão do contrato foi publicada no Diário Oficial do Município em fevereiro de 2023. Desde então, dois novos editais já foram publicados. O primeiro edital foi deserto, enquanto no segundo as empresas não apresentaram a documentação exigida. Houve ainda uma tentativa de contratação direta, mas também não obteve êxito.