O protagonismo do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul, não é mais discutido. O terminal se tornou referencia para o Rio Grande do Sul após o Salgado Filho ficar submerso na enchente da capital gaúcha. Logo, a estrutura do aeroporto caxiense precisou ser colocada a prova e explanou a necessidade de melhorias. Nos últimos dias, pedidos de internacionalização do aeroporto vem ganhando força diante da dependência de serviços e atividades que precisam do trafego aéreo.
Após um movimento de clubes porto alegrenses solicitando a chamada internacionalização do Hugo Cantergiani para viabilizar partidas, outros componentes se uniram a causa. A deputada federal Denise Pessôa (PT) fez a sugestão e pedido de apoio aos Ministérios de Portos e Aeroportos e ao do Turismo. Ela demonstra ciência de que a internacionalização exige a presença de órgãos federais, melhores equipamentos e questões de alfândega.
Denise destaca algumas alternativas que observa que poderiam dar certo em Caxias do Sul. A deputada frisa que a decisão também depende dos governos municipal e estadual.
Demais movimentações políticas também estão sendo feitas visando a infraestrutura do aeroporto. Uma delas prevê a instalação de equipamentos que possibilitam pousos e decolagens na pista, mesmo em condições adversas, como a neblina.