Entre os dias 3 e 13 de outubro, Nova Petrópolis será palco da 3ª Edição da Nova Oktoberfest. As comemorações terão uma programação musical variada, além de inúmeras atrações culturais que enaltecem a tradição germânica, no ano em que é comemorado o bicentenário da imigração alemã no Brasil. O evento é aberto ao público e terá entrada gratuita.
A Arena de Shows contará com dois palcos, o Edelbrau e o Traum, assinados pelas cervejarias locais de mesmo nome. Durante os dois finais de semana de evento, serão 16 atrações musicais, mesclando os clássicos dos bailes de chopp, como Ein Prosit e a dança da marreca, e os novos sucessos de algumas das principais bandas do sul do país.
No dia de abertura das festividades (3), o Grupo Blaska irá apresentar o som típico germânico na Arena de Shows, já na sexta-feira (4), a animação fica por conta de Flávio Dalcin e Banda Ouro e Banda Rainha Musical, dois maiores expoentes do gênero bailão. Julie Vitoria Boesing, integrante da comissão organizadora, destaca a programação musical da Oktoberfest, que contará com atrações locais e de fora do estado.
A segunda semana de evento terá como destaques a Super Banda Saxônia, Banda Porto do Som e RP 2000, atração internacional diretamente da Argentina. No domingo (13), encerramento da Oktoberfest, serão oito horas de música típica com apresentações da Super Banda Real, Super Musical Monte Carlo, Orquestra La Montanara e Super Banda Choppão. Ângela Nicole Fuhr, que também integra da comissão organizadora, comenta sobre a representatividade do evento.
A Nova Oktoberfest é uma realização do Município de Nova Petrópolis, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Associação de Danças Folclóricas Böhmerland, financiado pelo Pró – Cultura RS, através da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.