O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) inicia nesta sexta-feira (23) a terceira fase das obras de macrodrenagem pluvial e cloacal na Avenida Bruno Segalla, localizada na Perimetral Sul, no bairro Salgado Filho. Recentemente, foi concluído o trecho de 80 metros de extensão que ainda necessitava de recuperação na pista que leva do bairro em direção à BR-116.
A pavimentação asfáltica foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca), enquanto a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) cuidou da sinalização adequada. A previsão é de que o tráfego seja liberado às 7h desta sexta-feira. Assim, o trecho da Perimetral entre a Avenida Salgado Filho e a rótula da Avenida São Leopoldo terá fluxo normal para os veículos que seguem em direção à BR.
Uma das principais mudanças nesta etapa da obra será o bloqueio das pistas que operavam em mão dupla no sentido leste-oeste, medida necessária para a instalação das redes de drenagem. Portanto, os motoristas que desejam seguir pela Perimetral Sul, vindo da Avenida São Leopoldo pelo centro, deverão acessar à direita as ruas Sapucaia (no semáforo) ou Antônio Berti, para transitar pelo bairro e chegar à Perimetral.
Os condutores que vêm da BR-116 pela Avenida São Leopoldo precisarão acessar as ruas Fernando Francisco Kaller, Erna Sirtoli Uez e Antônio Gomes Maciel para acessar a Avenida Bruno Segalla e continuar em direção aos bairros São Leopoldo-Kayser. A SMTTM já sinalizou todo o percurso, e, nos primeiros dias da mudança, agentes da Fiscalização de Trânsito estarão presentes, especialmente na Avenida São Leopoldo, para orientar os motoristas.
O diretor-presidente do Samae, João Uez, destaca que as equipes de trabalho atuarão durante 24 horas, visando concluir rapidamente a travessia das redes. Ele menciona que iniciar as obras nesse final de semana de feriado visa impactar o mínimo possível os condutores.
As obras de macrodrenagem estão sendo supervisionadas pelos engenheiros do Samae e da Secretaria Municipal de Obras (SMO). O investimento total do Samae é de R$ 7,4 milhões para a instalação de 615 metros de tubos, com o intuito de resolver problemas de alagamentos na Zona Sul da cidade. A nova infraestrutura deverá beneficiar entre 30 mil e 40 mil moradores dos bairros São Leopoldo, Centro, Panazzolo, Exposição, Rio Branco, Kayser, Salgado Filho e São Pelegrino.
A previsão de conclusão das obras é para o fim de setembro, mas os impactos causados no trânsito que ocorrerão nesta terceira fase estão previstos para encerrar até o fim da próxima semana se tudo ocorrer bem.