Após um ano e meio desde que o Cartório de Galópolis e o Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) foram destruídos por um deslizamento de terra durante o período de fortes chuvas registrado em todo o Rio Grande do Sul, um imóvel está em negociação para que os atendimentos retornem à região. A informação foi confirmada, em entrevista à Rádio Caxias, pelo juiz Carlos Frederico Finger, responsável pela delegação da direção do foro de Caxias do Sul no que se refere aos cartórios extrajudiciais.
Desde o final do mesmo mês em que o espaço foi comprometido, os serviços do cartório foram transferidos para o bairro Salgado Filho, com autorização provisória para funcionar fora da área territorial de Galópolis, permissão que foi prorrogada e segue válida. Em 28 de maio de 2025, o tabelião registrador titular Renan Zucchi foi nomeado, por meio de concurso do Poder Judiciário, como novo responsável pelo Serviço Notarial e Registral de Galópolis.
Conforme Finger, após assumir, o novo titular requereu a permanência do cartório no bairro Salgado Filho, em razão dos riscos geológicos e da indisponibilidade de imóveis adequados em Galópolis. Equipes do Fórum realizaram levantamentos técnicos com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul e, no dia 6 de outubro, uma audiência pública foi promovida com a participação da comunidade, ocasião em que surgiram novas propostas de localização. O juiz detalha que, com a identificação de um imóvel em Galópolis, uma nova sede será construída, o que levou à desistência do pedido de permanência no bairro Salgado Filho.
Finger destacou as mobilizações em torno da busca por um espaço adequado para abrigar tanto o cartório quanto o CRVA. Segundo ele, houve um importante movimento de aproximação do novo tabelião com a comunidade, e a expectativa é de que os trâmites sejam concluídos para que os atendimentos retornem a Galópolis entre o final deste ano e o início do próximo.
Durante o deslizamento, cerca de 90% do acervo documental foi salvo. O CRVA, que funcionava ao lado do cartório e também foi destruído e segue operando em uma sala próxima ao cartório provisório, no bairro Salgado Filho. O serviço é licenciado pelo Detran-RS.
Atualmente, o cartório funciona na Rua Bôrtolo Trichês, nº 344, no bairro Salgado Filho, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30. Já o CRVA atende das 8h30 às 17h.
