O pedido de rescisão amigável do contrato com a Prefeitura de Caxias feito pela SUV Empreendimentos LTDA, responsável pelas obras no acesso ao bairro Planalto, foi apresentado no início de julho. No entanto, a Prefeitura não aceitou a solicitação. Com o trânsito bloqueado na entrada do bairro, foi reaberta a circulação pela Avenida Marcopolo, mas o acesso continua dificultado. Na última quinta-feira (1), os moradores da região se reuniram no plenário para exigir a conclusão das obras, enquanto a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) esteve no local para realizar algumas melhorias e reduzir os impactos.
As equipes instalaram bueiros e realizaram melhorias na via. Agora, a Codeca deve ser responsável pela colocação dos meios-fios e pela aplicação da capa asfáltica. Segundo o secretário Norberto Soleti, essas intervenções visam melhorar o acesso até que uma nova empresa seja contratada por meio de um processo licitatório.
Até o momento, foram realizados serviços de terraplanagem e drenagem na BR-116, iniciados em uma pista, mas ainda não concluídos. Serviços como pavimentação da rodovia, remoção parcial do canteiro central, execução da alça de acesso, fresagem, repavimentação asfáltica, construção de novos passeios e sinalização viária aguardam conclusão.
Inicialmente, a obra foi orçada em R$ 4,7 milhões, mas foram pagos apenas valores referentes aos serviços já concluídos e vistoriados. O projeto prevê a construção de 150 metros de faixa de espera no sentido Ana Rech-Galópolis, uma nova alça de retorno no sentido contrário, além de outras melhorias e a instalação de semáforos.