Os mutirões para reorganização e remoção de fios soltos, obsoletos e caídos dos postes de iluminação de Caxias do Sul, iniciados em 2023 e paralisados durante o período da enchente no ano passado, serão retomados no próximo dia 16 de setembro. A iniciativa ocorre por meio da Secretaria Municipal de Gestão Urbana (SMGU), em parceria com empresas da área de telefonia, e conta com apoio da concessionária Rio Grande Energia (RGE).
A interrupção do serviço, durante o período, ocorreu devido à necessidade de as empresas atenderem demandas emergenciais envolvendo o restabelecimento da rede elétrica e de telefonia em locais afetados. Agora, a retomada da ação ocorre após uma reunião promovida pelo promotor de Justiça, Adrio Gelatti, no Ministério Público (MP), que contou com a presença do titular da pasta, Rodrigo Webber, e demais representantes das empresas envolvidas. O encontro foi responsável por determinar a retomada do cronograma e por estabelecer que os mutirões ocorram, no mínimo, uma vez ao mês.
Rodrigo Webber detalha os acordos formalizados a partir da reunião para a retomada dos serviços e destaca que, além dos mutirões realizados todos os meses, duas equipes trabalham durante a noite em operações pontuais, como no recolhimento de fios totalmente soltos ou na amarração de fios que não estejam em conformidade com os padrões. O secretário explica que os chamados atendidos pelas equipes noturnas correspondem aos protocolos encaminhados à secretaria por meio da central de atendimentos Alô Caxias. Webber salienta que os mutirões permitem melhorar os aspectos dos postes pela cidade.
Desde o começo dos mutirões, anteriormente coordenados pelas secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e de Urbanismo, foram recolhidos, ao todo, 20 quilômetros de fios, o que corresponde a cerca de duas toneladas de cabeamento. O mutirão retomado no dia 16 de setembro deve iniciar pela área central, na rua Alfredo Chaves. A população que presenciar fios soltos pode solicitar a remoção pelo 156 (Alô Caxias) ou pelo site.