O Mutirão da Saúde, realizado no último sábado (14), em Caxias do Sul, teve um balanço positivo. Somando atendimentos médicos, odontológicos e vacinações, a ação contabilizou 11.946 pessoas atendidas. Na área da vacinação, foram aplicadas 7.048 doses contra a influenza e 1.343 doses de vacinas do Calendário Nacional de Imunizações (PNI). Além dos números expressivos da vacinação, o mutirão garantiu milhares de atendimentos na atenção básica.
No total, foram realizadas 932 consultas médicas, 558 testes rápidos e 1.012 procedimentos diversos, como aferição de sinais vitais, orientações de saúde e pequenos atendimentos. Na área odontológica, a procura também foi significativa, foram realizadas 176 consultas e 877 procedimentos específicos, como limpeza, restauração e aplicação de flúor.
O prefeito Adiló Didomenico acompanhou as atividades ao longo do sábado. Segundo ele, os números demonstram a grande adesão da população. Ele destacou o impacto positivo da vacinação na prevenção de doenças respiratórias com a chegada do frio.
Já o vice-prefeito, Edson Néspolo, também esteve presente em locais de atendimento e ressaltou a mobilização de todos os hospitais envolvidos. Ele afirmou que um novo mutirão deverá ser planejado para ocorrer em breve.
A ação foi promovida pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS) e a Associação Médica de Caxias do Sul (AMECS). Participaram também os hospitais Geral, Pompéia, Círculo Saúde, Virvi Ramos, Unimed Serra Gaúcha, Saúde, além do Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG).
Confira os principais atendimentos oferecidos pelos hospitais durante o Mutirão da Saúde:
No Hospital Geral ocorreu o atendimento completo nos procedimentos para tratar varizes, também conização, histeroscopia, ligadura VLP, exames de laringoscopias, endoscopias digestivas, colonoscopias e ressonâncias magnéticas. Já no Pompéia, foram ofertados tratamentos para síndrome do túnel do carpo, cirurgia de joelho, além de exames de ressonância magnética de articulação, tomografia de articulação, cateterismo cardíaco e procedimento de angioplastia com dois stents.
O Círculo Saúde disponibilizou tratamento dermatológico, de gastroenterologia, exames e crioterapia decorrente das consultas dermatológicas, também de endoscopia, colonoscopia ou ecografia consequente das consultas gastroenterológicas, radiografias odontológicas periapicais e interproximais, e odontológicas panorâmicas. Já no Virvi Ramos foram ofertadas consultas eletivas em oftalmologia, teste de acuidade visual, exames de tonometria, ceratometria, biomicroscopia de fundo de olho, teste de provocação de glaucoma, de visão de cores, mapeamento de retina, teste ortóptico, estesiometria, ultrassonografia do globo ocular, entre outros.
Além disso, o Hospital Saúde também realizou consultas com clínicos gerais, cirurgia plástica e exame de anátomo patológico. Na FSG, foram disponibilizados exames de radiografia odontológica periapical. Na Unimed Serra Gaúcha foi ofertado tomografias gerais, e no Centro Clínico da UCS, consultas oftalmológicas, acompanhamento dermatológico, RX odontológico, cirurgia odontológica e vasectomia.