O Mapeamento dos Indicadores de Resiliência foi entregue à gestão municipal na última segunda-feira (29) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). O acordo entre a instituição e o município foi firmado em maio para o desenvolvimento do projeto e, consequentemente, para a preparação da cidade em eventuais desastres naturais e mudanças climáticas. O trabalho foi realizado pelo CityLivingLab, grupo de pesquisadores vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UCS, em conjunto com servidores da prefeitura.
O estudo validou os indicadores da norma que abrange diversas dimensões da gestão urbana. As áreas contempladas incluem água, economia, educação, energia, finanças, governança, saúde, segurança e transporte, entre outras.
De acordo com a professora, pesquisadora e integrante do CityLivingLab, Cíntia Paese Giacomello, o grupo surgiu após as enchentes do ano passado como uma forma de fornecer orientações às prefeituras. Ela destaca como o estudo foi desenvolvido.
O Executivo concedeu o acesso às informações de dados públicos, entidades e órgãos municipais necessários para a realização da pesquisa.Além do levantamento de dados, a UCS elaborou um relatório detalhado contendo os resultados da pesquisa, análises e recomendações, que foi entregue ao Município.