Na madrugada deste 1º de Janeiro, a Brigada Militar (BM) recebeu um chamado de tentativa de feminicídio e violação de medida protetiva na Rua Sarmento Leite no bairro Rio Branco em Caxias do Sul. Por volta 02h, ao chegar lá, encontraram uma mulher de 26 anos esfaqueada no abdômen, especificamente no lado direito. Ela contou que estava em casa com sua filha e deixou a porta aberta, momento em que seu ex-companheiro entrou, a feriu com uma facada e fugiu. A vítima foi levada pelo SAMU para o HPS Pompéia para cuidados médicos. O suspeito é um homem de 32 anos. Ele não foi preso. A mulher não corre risco de morte.
Em outra ocorrência, por volta das 02h30, da madrugada desta segunda-feira (1), a Brigada Militar foi chamada para atender um caso de tentativa de furto qualificado na Rua Antônio Pisani, no bairro São Pelegrino em Caxias do Sul. Ao chegar, os polícias conversaram com a pessoa que acionou os militares, a qual disse ter visto o suspeito pulando a cerca do vizinho carregando várias objetos. O suspeito caiu de uma cerca de cerca de 3m de altura, então o comunicante o segurou até a chegada dos policiais. Com ele, encontraram 12 latas de cerveja Polar, espuma para carro, um limpador de vidros, um desodorante e um Scanner. A BM identificou o suspeito, um homem de 41 anos, e o levou para a DPPA para registro. O neto da vítima, um homem de 31 anos, foi até a delegacia para recuperar os objetos, já que a vítima é sua avó, uma senhora de 97 anos.
Ainda na área da segurança pública, durante o patrulhamento, na madrugada desta segunda-feira (1), na Rua Antônio Andrigheti no bairro Vila Ipê, o efetivo do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), visualizaram um homem agindo de forma suspeita, mudando rapidamente de direção ao notar a viatura e carregando algo na cintura. Ao abordá-lo, um homem de 50 anos, encontraram uma faca, nove porções de cocaína no bolso direito e duas pedras de crack em seu boné. Ele se recusou a se identificar corretamente e deu um nome falso. Por posse de drogas, foi levado até a delegacia de polícia para registro da ocorrência.
E na noite deste domingo (31), a polícia foi acionada para atendimento de uma ocorrência, para uma briga em casa envolvendo um filho de 39 anos e sua mãe idosa, na Rua Walfrida Wersteg, no bairro Cinquentenário em Caxias do Sul. Ao chegar, os policiais tentaram conversar com ele, mas ele resistiu e entrou em conflito, sendo necessário a utilização do dispositivo de choque. A mãe contou que ele passou o dia bebendo e possivelmente usando drogas, e a agrediu quando pediu para ele parar de incomodar os vizinhos. O filho foi levado preso pela polícia para a delegacia.