Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Rádio Caxias Rádio Caxias
Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Notícias

Mudanças no clima comprometem 25% das vendas de inverno na Serra Gaúcha

  • Tahena Irigoyen
  • 16/09/2026
Foto: REUTERS/ Paulo Whitaker

As vendas de inverno na Serra Gaúcha ficaram próximas do resultado registrado em 2025. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharias, Vestuário, Calçados e Acessórios da Serra Gaúcha (Fitemavest), Rogério Bridi, cerca de 25% do período de vendas acabou sendo prejudicado pela falta de continuidade das temperaturas mais baixas.

Bridi explica que, quando o frio perde força, o consumidor deixa de procurar produtos de inverno. Mesmo que as temperaturas voltem a cair posteriormente, o movimento nas lojas não retorna com a mesma intensidade. Com isso, parte dos estoques acaba sendo liquidada pelos lojistas, reduzindo também a demanda por novos produtos.

Para a indústria, a avaliação inicial é de que a produção de itens de inverno possa fechar até 20% abaixo do ano passado. O presidente ressalta, no entanto, que esse número ainda pode mudar nas próximas semanas, quando as empresas concluírem os levantamentos da produção.

Agora, com a chegada da primavera, marcada para o dia 22 de setembro, a expectativa do setor é manter um desempenho positivo, semelhante ao registrado na mesma estação de 2025. A previsão de um período com bastante chuva até o fim de outubro, porém, pode influenciar novamente o comportamento dos consumidores e do comércio.

Além das condições climáticas, Bridi cita o cenário econômico como outro fator de atenção para os próximos meses. Segundo ele, o consumidor está mais endividado e comprando menos, enquanto o período eleitoral também gera cautela entre os consumidores e empresários.

Outro ponto de preocupação para o sindicato é a revogação da chamada “taxa das blusinhas”, que pode aumentar a concorrência das plataformas de comércio online com o varejo físico. Segundo Bridi, a mudança pode estimular ainda mais os consumidores a fazer compras pela internet, principalmente de produtos importados, reduzindo a procura por itens vendidos nas lojas locais.

Tahena Irigoyen
Tahena Irigoyen

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Caxias do Sul garante repasse federal de R$ 25 mil mensais para ampliar atendimento domiciliar a idosos

  • Keize Machado
  • 16/09/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Notícias
  • Trânsito

Caxias do Sul abre programação da Semana Nacional do Trânsito nesta sexta-feira

  • Redação
  • 16/09/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Enem 2026 conta com mais de 8,6 mil candidatos em Caxias do Sul

  • 01/11/2026
ler post

PL caxiense pede apuração de conduta do vereador Pedro Rodrigues, após votos favoráveis a projetos do Executivo

  • 01/11/2026
ler post

Interdição da ponte sobre o Rio das Antas mobiliza centenas de pessoas na BR-116 e análise técnica busca liberação parcial

  • 01/11/2026
Leia também
  • Barbieri valoriza entrega do Juventude e enaltece resultado na luta pelo acesso direto: “Dependemos apenas de nós”
  • Caxias do Sul registra baixa adesão à vacinação contra a pneumonia entre idosos acima de 85 anos
  • Em confronto direto, Juventude empata com o Vila Nova e permanece no G-2 da Série B
  • Prefeitura de Caxias do Sul abre licitação para nova pista de skate no bairro São Pelegrino
  • Caxias do Sul realiza 7ª Semana Lixo Zero com coleta de resíduos especiais
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

16/09/2026 - Atualizado em 16/09/2026 - 13:45

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar