O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) lançou nesta terça-feira (14) , em parceria com a empresa GX2 Tecnologia, a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), a Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS (SUCESU), e a Procempa, o aplicativo “Apoio Enchentes RS”. A ferramenta busca atender pequenas necessidades dos abrigos emergenciais que estão recebendo pessoas atingidas pelas enchentes que assolam o Estado.
Os abrigos poderão se cadastrar elencando suas necessidades mais urgentes e de simples solução, como pedidos de panelas, chuveiro, cafeteira, chaleira elétrica ou serviços. Por outro lado, pessoas ou empresas que tiverem interesse em ajudar poderão acessar e concretizar as doações, com a anuência do MPRS. “A ideia é fazer a aproximação de quem precisa com quem pode atender essas necessidades”, explica o subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica do MPRS, João Cláudio Pizzato Sidou.
A ferramenta já está disponível para Android e, nas próximas horas, também na loja IOS. Pessoas físicas e jurídicas podem acessar informações sobre as necessidades dos abrigos emergenciais.
“Essa é uma entrega para a sociedade e traz acalento à pessoa que está flagelada, mostrando naquele momento que ela é importante, que outras pessoas estão preocupadas com ela”, disse o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, no lançamento do aplicativo, que aconteceu na sede do MPRS da Rua Santana, em Porto Alegre.
Conforme o procurador-geral, a ferramenta é um clone adaptado do aplicativo “Adote um Amanhã”, que o MPRS utiliza desde o ano passado para doações aos abrigos de crianças e adolescentes e que também foi utilizado para prestar auxílio nas enchentes de setembro de 2023, na região do Vale do Taquari.