Nesta segunda-feira (1º), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um motorista pelo crime de embriaguez ao volante, após ele tentar cruzar a região da Serra Gaúcha, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, a bordo de uma carreta. O motorista, mesmo com os avisos insistentes da PRF, advertindo que a região estava interditada para tráfego.
Durante ronda na Serra, uma equipe da PRF flagrou um motorista conduzindo uma carreta, com placas de Ponta Grossa/PR, tentando passar de Bento Gonçalves para Veranópolis, apesar da sinalização e avisos de que o caminho está bloqueado neste trecho.
O condutor da carreta, que correu riscos durante a travessia e quase caiu de uma encosta de 150 metros de altura, foi abordado e fez o teste do bafômetro (etilômetro) , sendo considerado embriagado por apresentar alcoolemia acima do permitido (ele teve como resultado 0,98, sendo que acima de 0,34 já é crime de trânsito de embriaguez ao volante), o índice verificado no condutor foi, aproximadamente, três veze superior ao necessário para que seja enquadrado no crime de embriaguez ao volante.
O condutor, um homem de 39 anos, foi conduzido à polícia judiciária de Veranópolis e responderá pelo crime de embriaguez ao volante. O condutor é reincidente, uma vez que foi pego no final do ano passado, na Bahia, com índice de 0,90 em viagem aquele Estado.
A PRF reforça que esse trecho da Serra Gaúcha (BR-470) está liberada, apenas, em horários específicos e para veículos de até 16 toneladas.