Ouvintes entraram em contato com a Rádio Caxias para relatar um problema que tem gerado insatisfação entre os moradores. De acordo com as informações recebidas, os banheiros do Parque Getúlio Vargas, também conhecido como Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul, têm permanecido fechados durante os finais de semana e feriados.
Um dos frequentadores, que costuma correr regularmente no local, informou que, no último fim de semana, os sanitários estavam inacessíveis. A mesma situação foi observada no feriado de Natal, quando o parque recebeu pessoas que aproveitavam o espaço para lazer e confraternização. A falta de acesso às instalações sanitárias tem causado desconforto entre os visitantes, que aguardam uma solução para garantir o uso dos banheiros em períodos de maior movimento no parque.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), que, por meio de nota, informou que, em abril de 2024, a Prefeitura havia notificado extrajudicialmente a empresa MB Service Ltda., com sede em Barueri (SP). A empresa foi contratada em 2023 para prestar serviços de limpeza, conservação e higienização dos banheiros públicos no município. A notificação foi feita após a constatação de falta de pagamento dos salários dos funcionários da companhia. Agora, uma nova notificação está sendo encaminhada, juntamente com a solicitação de rescisão contratual, devido ao atraso no pagamento do 13º salário dos prestadores de serviços.
Enquanto o processo de rescisão contratual está em andamento, os serviços de limpeza e manutenção nos 10 banheiros públicos da cidade, localizados em praças, parques e outros espaços, são realizados por funcionários da empresa e por servidores da Prefeitura.
Confira a nota completa na íntegra:
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul (SEMMA) notificou extrajudicialmente em abril de 2024 a MB Service Ltda., empresa com sede em Barueri (SP) que venceu a licitação em 2023 para prestar serviços de limpeza, conservação e higienização dos banheiros públicos no município. O motivo da notificação foi a falta de pagamento de salários dos funcionários no prazo legal. Devido à reincidência do problema, desta vez pelo atraso no pagamento do 13º salário em dezembro, nova notificação foi emitida e está sendo providenciada a rescisão do contrato com a empresa. Os serviços nos 10 espaços públicos (praças, parque e EPIs) estão sendo prestados por funcionários da empresa e por servidores da Prefeitura.