O monumento “A Eterna Continência”, homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, foi reinaugurado na Praça Dante Alighieri na manhã desta quarta-feira (19), na área central de Caxias do Sul.
O busto, inaugurado no dia 19 de novembro de 1959 foi furtado em agosto de 2021. Uma cerimônia, 66 anos depois da inauguração, marcou a entrega da restauração.
A Associação de Amigos do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (SOACONCA) assinou o termo de compromisso de restauro do monumento em julho de 2023. O presidente na época, Luiz Felipe Novelo, definiu o momento histórico como reconstrução do civismo e da civilidade caxiense. Ele informou que busto foi refundido no mesmo molde do anterior e foi certificado pelo Patrimônio Histórico do Exército dando fidedignidade ao monumento.
Novelo ressalta a figura de Duque de Caxias, patrono do exército brasileiro e que dá nome a nossa cidade. Ele também destaca a representatividade da data.
Presente também no evento, o prefeito Adiló Didomenico comenta sobre a parceria com a entidade como uma demonstração que a sociedade do bem não pode se curvar aos atos de vandalismo.
O trabalho foi viabilizado com o patrocínio e apoio de entidades, empresas e cidadãos. O protocolo do cerimonial foi apresentado pela vereadora Marisol Santos.
