A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu uma nova restrição ao Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul. A portaria foi publicada em 27 de fevereiro, no Diário Oficial da União. O terminal teve a frequência de voos regulares restringida em 28 operações semanais. A determinação entra em vigor no dia 14 de março. Conforme a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade, atualmente, o aeroporto opera como 22 voos por semana.
Na avaliação do presidente da Associação Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias), Rodrigo Postiglione, as pendências são antigas. Segundo ele, a solução foi a prefeitura, que está à frente da administração do aeroporto, contratar profissionais com expertise para resolver as pendências apontadas anteriormente pela Anac. A expectativa é de que a assinatura do contrato com a empresa que vai assumir as obras de readequação estrutural do aeroporto aconteça o quanto antes.
O MobiCaxias acredita que até junho, a empresa entregue todos os projetos com as especificações que a Anac solicita. A união do Executivo e da direção do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani ajusta os processos burocráticos e prospecta o aumento da malha para fomentar o desenvolvimento do novo Aeroporto de Vila Oliva.
A medida aplicada pela Anac será revista em 120 dias, quando poderá haver novas reduções no limite de frequência semanais. Isso se não for encaminhada a documentação completa relacionada ao processo de gerenciamento de risco conjunto.