Em passagem pela Serra Gaúcha, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) conversou com a Rádio Caxias. Na ocasião, Augusto Nardes, falou sobre os impactos da tragédia climática no Rio Grande do Sul e como cada região e município estava preparado para os eventos extremos. Entre os motivos da visita no Estado, o ministro veio para observar se verbas estão chegando até as cidades que precisam, como serão utilizadas e o que mais seria necessário.
Diante dessa agenda, Nardes já pontuou que o RS não tem políticas públicas preventivas para tais desastres. Entretanto, o ministro avaliou que Caxias está no início de um processo de mapear e avaliar áreas de risco. Augusto Nardes exemplifica o termo governança.
O ministro conta como está observando a vinda de recursos da União para os municípios. Nardes destaca que poucos recursos estão chegando até o RS e compartilha casos que já observou.
O ministro está visitando municípios de todo o Estado com o mesmo objetivo de verificar ações de prevenção e risco, além de identificar como os valores aportados do Governo Federal estão tramitando.