Com o objetivo de oferecer acolhimento e proteção a pessoas vítimas de crimes, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) inaugurou, nesta terça-feira (18), a Central de Atendimento às Vítimas e Familiares de Vítimas de Crimes e Atos Infracionais em Caxias do Sul. É a segunda unidade deste tipo no Estado, sendo a primeira inaugurada em dezembro de 2023, em Porto Alegre.
Denominado “Bem-Me-Quer”, o novo espaço está localizado na sede institucional do MPRS em Caxias do Sul e é a primeira estrutura deste modelo no interior do estado. O ambiente foi projetado para oferecer um acolhimento humanizado e reservado, garantindo suporte às vítimas.
A iniciativa foi idealizada pela promotora de Justiça Alessandra Moura Bastian da Cunha, coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCRIM) e do Núcleo de Promoção de Apoio às Vítimas do MPRS. Segundo ela “O dia de hoje é um marco na expansão das Centrais de Acolhimento de Vítimas, consolidando uma política institucional que busca oferecer atendimento humanizado em todas as regiões. Isso certamente fortalecerá a participação das vítimas no processo e contribuirá para uma política de segurança pública mais efetiva”, destacou.
((TAHENA ALESSANDRA 18-02))
Em Caxias do Sul, o espaço “Bem-Me-Quer” será coordenado pela promotora de Justiça Cristina Schmitt Rosa. Ela destacou que “O MPRS mais uma vez assume o protagonismo, oferecendo um espaço aberto à comunidade, onde as vítimas serão acolhidas com afeto, receberão informações, esclarecimentos sobre o processo e apoio tanto no sistema judicial quanto nos demais serviços da rede de assistência”, afirmou.
((TAHENA CRISTINA 18-02))
O projeto de acolhimento multidisciplinar a vítimas e seus familiares prevê a implantação de seis centrais em diferentes municípios. Além de Porto Alegre e Caxias do Sul, as próximas unidades serão inauguradas em Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.