Em entrevista para o Jornal da Caxias, o Secretário Municipal de Obras (SMO), Lucas Suzin, detalhou as ações da pasta para combater os alagamentos em áreas críticas da cidade, como as dos bairros Rio Branco e Santa Catarina. Segundo o titular da secretaria, a Prefeitura tem investido em novos projetos de drenagem e na construção de piscinões para melhorar o escoamento da água da chuvas.
Conforme o secretário, em janeiro, a Prefeitura iniciou uma obra paliativa no bairro Rio Branco, após o rompimento de uma galeria antiga. Além disso, um pacote de mais de R$ 60 milhões está sendo destinado à drenagem, com destaque para o túnel de drenagem na Rua Matteo Gianella, que solucionará os problemas de alagamento em várias regiões, como os bairros Santa Catarina e São José. De acordo com Suzin, outros projetos incluem a macrodrenagem da Rua Júlio Calegari, que prevê a construção de piscinões para conter as águas da chuva, e a implantação de tanques de amortização em bairros como De Lazzer e Vila Ipiranga. Segundo o secretário, essas medidas visam reduzir o impacto das chuvas fortes, prevenindo alagamentos.
O secretário também comentou sobre a necessidade de uma análise técnica mais rigorosa, antes de liberar novos empreendimentos, especialmente, em áreas como Galópolis. Além disso, ele destacou que as obras de recuperação de vias e pontes no interior, danificadas pela enchente de maio, estão em andamento, com recursos federais. Neste sentido, o secretário esclareceu que com investimentos que superam R$ 150 milhões, Caxias do Sul se prepara para enfrentar os desafios das chuvas fortes e da urbanização crescente, com benefícios a longo prazo para a cidade.