As comemorações dos 40 anos da Associação das Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (Microempa) começaram nesta quarta-feira (24) com um café da manhã especial. O evento reuniu colaboradores, ex-presidentes da instituição, imprensa e representantes do executivo e legislativo de Caxias do Sul. Durante a ocasião, o presidente da Microempa e empresário do setor moveleiro, Pedro Eloi Steffens, apresentou uma linha do tempo destacando os principais trabalhos desenvolvidos ao longo dessas quatro décadas, com ênfase na consolidação da atuação junto às micro e pequenas empresas do estado.
Com mais de 3 mil associados, a Microempa tem um compromisso com o incentivo aos negócios internacionais. Segundo o presidente, nos últimos três anos, a entidade coordenou o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), desenvolvido pela Apex-Brasil em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Erechim. Em 2023, 155 empresas gaúchas foram capacitadas e exportaram diretamente, alcançando um total de cerca de R$ 41 milhões.
Para expandir sua capacidade de atuação, a Microempa está investindo na construção de um novo prédio, que começará este ano no terreno em frente à sede atual, no bairro De Lazzer. O investimento está orçado em R$ 6 milhões e a previsão de conclusão é de até dois anos.

Steffens também destacou quatro importantes iniciativas que contam com a participação de associados da entidade: o Comitê Técnico de Assuntos Tributários, o Conselho Municipal de Turismo de Caxias do Sul (Comtur), o Comitê de Meio Ambiente das Entidades Empresariais e o Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias).
A data oficial de aniversário da Microempa é 5 de novembro, e ao longo dos próximos meses, a entidade está preparando um calendário repleto de eventos comemorativos para celebrar essa importante marca.
