Na noite de terça-feira (5), ocorreu a cerimônia de celebração dos 40 anos da Microempa, a Associação das Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul. No ano em que a Microempa completa quatro décadas de fundação, o foco é ampliar e consolidar a atuação junto às micro e pequenas empresas do Estado.
Durante a solenidade, realizada no Espaço Nobre, ocorreu uma homenagem aos ex-presidentes da Microempa, lideranças que ajudaram a construir o caminho até a entidade se tornar o que é hoje. O atual presidente, Pedro Steffens, que integra a Microempa a 33 anos, fala sobre os resultados alcançados.
Pedro destaca que o principal trabalho da Microempa é a gestão dentro das empresas, ajudando na evolução dos pequenos empresários, através de cursos de preparação. A entidade atua como um facilitador para que o empresário desenvolva melhor seu produto e, principalmente, suas vendas.
Com mais de 3 mil associados, a entidade tem um forte compromisso com o incentivo aos negócios internacionais, coordenando o PEIEX, Programa de Qualificação para Exportação, desenvolvido pela Apex-Brasil, ao longo dos últimos 3 anos, mas o trabalho não para por aqui, como ressalta Pedro.
Somente em 2023, foram 155 empresas gaúchas capacitadas pelo projeto que exportaram, somadas, cerca de R$ 41 milhões em produtos.