A previsão é que o tempo instável persista até o final de junho, com acumulados em torno de 200 milímetros na região da Serra Gaúcha, o que exige atenção dos moradores e autoridades, pois existe o risco de desmoronamento de barreiras. Contudo, esses episódios são típicos do inverno, situação bem diferente do que aconteceu no mês de maio, conforme a Metsul Metereologia.
No último domingo (16), diversos municípios da Serra Gaúcha registraram acumulados de chuva entre 50 e 60 milímetros. E a previsão é de que esses volumes aumentem, consideravelmente, até o início desta segunda-feira (17), com risco de eventos de chuva mais forte. Conforme a metereologista, Stael Sias, a chuva será persistente, ao longo desta semana chuva, assim como, durante todo o mês de junho. Contudo, a metereologista esclarece que, embora não seja uma chuva contínua, mas sim intermitente, nos próximos dez dias, ela pode resultar em acumulados de até 200 milímetros na região. Com esse cenário, Stael alerta que os rios tendem a subir, portanto, é importante ficar atento aos riscos de instabilidade do solo, escorregamentos e quedas de barreiras.
Segundo Stael, essa chuva persistente é típica do inverno na região, bem diferente do que ocorreu no mês de maio. Portanto, é fundamental que os moradores estejam preparados para enfrentar essas condições climáticas nos próximos dias. Mantendo-se informados e tomando as devidas precauções.