Neste ano, o inverno começou, oficialmente, no dia 20 de junho, às 17h51, marcando o solstício de inverno, no hemisfério sul; e o solstício de verão, no hemisfério norte. Esse evento é significativo, pois marca a transição das estações e traz mudanças notáveis na duração dos dias e das noites.
Segundo Luiz Fernando Nachtigall, meteorologista da Rádio Caxias, a Serra Gaúcha terá um inverno com neutralidade em 2024. Ele explica que o El Niño, que causou instabilidades, durante o outono, já não está mais ativo. No entanto, há uma tendência de La Niña no final da estação. Ele diz que as previsões indicam que, apesar de não haver um frio extremamente intenso, as temperaturas serão constantes ao longo do dia. Isso significa que as manhãs frias se manterão assim durante todo o dia, caracterizando bem a estação.
Além disso, Nachtigall menciona que as precipitações de chuva podem superar a média histórica. Para os meses de julho e agosto a previsão é de períodos prolongados de tempo firme, com um aumento nas precipitações, a partir de setembro. As temperaturas deverão ficar acima da média, indicando que o inverno gaúcho será mais ameno, embora com alguns dias de frio intenso. Esses eventos de frio mais rigoroso serão pontuais, mas o resfriamento do Pacífico Equatorial aumenta o risco de frio tardio, já no início da primavera.
O inverno de 2024 encerra no dia 22 de setembro.